
SLA é a sigla para Service Level Agreement, ou em português, Acordo de Nível de Serviço. Na logística, o SLA estabelece as métricas e prazos que uma transportadora ou operador logístico precisa cumprir — como tempo de coleta, prazo de entrega, percentual de entregas dentro do prazo (OTD), entre outros.
O SLA logístico funciona como um contrato de performance, que define o que será medido, qual o nível de serviço esperado e quais são as penalidades em caso de não cumprimento.
Hoje, o controle de entregas é um fator determinante para a competitividade de empresas que atuam com distribuição, e-commerce ou B2B. Quando a logística falha, o prejuízo não é apenas financeiro — mas também de imagem.
Principais benefícios de um SLA bem definido:
Um SLA pode variar de acordo com o tipo de operação, mas os principais indicadores de performance logística (KPIs) incluem:
Esses dados devem ser acompanhados em tempo real e reunidos em relatórios de fácil análise — como fazemos aqui na IDH com o Power BI logístico.
Não basta apenas definir indicadores no papel. Para garantir o cumprimento dos SLAs, sua operação precisa de:
A IDH Transportes garante níveis elevados de SLA porque une estrutura física, malha nacional, tecnologia embarcada e gestão de processos.
É um acordo que define os níveis de serviço esperados, como prazos de entrega, taxas de sucesso e indicadores de qualidade.
O SLA é definido entre o contratante (empresa que envia os produtos) e a transportadora, com base nas necessidades do negócio.
Por meio de KPIs como OTD, OTIF, tempo médio de entrega e índice de avarias. Sistemas TMS e BI ajudam nesse controle.
Sim. Em muitos contratos, o descumprimento pode gerar multas, rescisões ou perda de contratos futuros.
Na IDH, trabalhamos com compromissos claros, indicadores transparentes e entregas que respeitam os acordos firmados.
Soluções logísticas inteligentes para o seu negócio. Entregas rápidas, seguras e com rastreamento em tempo real.
08h - 18h
© 2025 Created with Monday Publicidade